Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 13h57 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 15h13 | Acessos: 12992

O PPGI/UFAM possui uma única área de concentração, Ciência da Computação, e atua em três (03) linhas de pesquisa:

Sistemas Computacionais: A pesquisa nesta linha se concentra na busca de soluções para problemas de hardware, de canais e mecanismos de comunicação de dados e a integração entre hardware e software. Neste sentido são investigados projeto e arquitetura de sistemas computacionais, com suas metodologias de projeto e ferramentas computacionais, aspectos relacionados às diversas vertentes da comunicação de dados, envolvendo Redes de Dados, protocolos Peer-2-Peer, computação móvel e ubíqua, segurança de sistemas computacionais distribuídos e avaliação de desempenho. Outra vertente da pesquisa nesta linha é em Sistemas Embarcados para IoT, onde as soluções visam uma maior autonomia em aplicações em diferentes domínios como saúde, lazer e uso coletivo.

Software, Interação e Aplicações: A pesquisa nesta linha se concentra na busca de soluções na área de computação para problemas da indústria de software e da sociedade, relacionados ao estado da arte em Engenharia de Software, Interação Humano-Computador e aplicações da computação em domínios específicos, como na Educação e na Saúde. Isso inclui a pesquisa em processos e metodologias de desenvolvimento de software, conceitos, metodologias e técnicas de IHC, analítica da aprendizagem e sistemas colaborativos para ampliar a interação das pessoas, utilizando usabilidade, acessibilidade, UX/UI e aplicação de métodos e técnicas de computação para sistematização dos processos de ensino-aprendizagem de computação e outros domínios.

Inteligência Computacional e Ciência de Dados: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos trabalhos centrados em análise e interpretação de dados, aprendizagem de máquina e Inteligência Artificial (IA) com aplicações na indústria, saúde, meio-ambiente, recuperação de informação, finanças, bioinformática, ecologia informática e áreas afins. As pesquisas desenvolvidas incorporam técnicas de diversos campos da Ciência da Computação, como Aprendizagem de Máquina, Deep Learning, Estatística, Bancos de Dados, Visualização, Processamento de Linguagem Natural, Sistemas Expertos, Optimização de Algoritmos, dentre outros.

Fim do conteúdo da página